Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, Mulher, de 46 a 55 anos, Portuguese, Livros, Cinema e vídeo, Corrida de rua



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 Link
 Evento


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 SEBRAE
 Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento


 
Blog de Isabel de Cássia Santos Ribeiro


Liderança e Inteligência Social

Liderança e Inteligência Social

Isabel Ribeiro (*)

 

Define-se Inteligência social como aquela que permite a um líder escolher a forma social apropriada para grupos e departamentos – grupos de trabalho comprometidos, grupos autogerenciáveis – e orientar as pessoas em seus relacionamentos, enquanto a Inteligência emocional  está focada em sentir as emoções em tempo real e identificar a mensagem que está por trás delas.

 

Sabemos que nas organizações as pessoas são as responsáveis pelo sucesso da implementação da mudança. A organização deve conscientizar os colaboradores para as transformações que estão ocorrendo no mercado, e sobre o papel de cada um no processo de mudança. Nenhuma mudança organizacional é possível a menos que os indivíduos mudem seus comportamentos, suas atitudes, seus pensamentos para afetar e sustentar a mudança. Assim, para que as organizações mudem é preciso primeiro mudar as pessoas que residem dentro delas. Se as pessoas não vêem ou não sentem a necessidade da mudança, elas não se comprometem com o programa.

 

Programas de mudança na organização freqüentemente incluem mudanças em comportamentos individuais e nas características entre seus alvos de mudança. A primeira transformação que deve ocorrer trata das questões comportamentais das pessoas, pois ela envolve a quebra de paradigmas e gera mudanças culturais dentro da organização.

 

A mudança individual é criada pelos processos de socialização da organização, por programas de treinamentos, por uma variedade de esforços programáticos planejados para melhorar o funcionamento organizacional (intervenções de mudança), e pela grande quantidade das limitações, das influências do dia-a-dia a partir de interações interpessoais com gerentes e supervisores. Essas influências podem alterar o comportamento individual e as características de diferença individual dos empregados. São essas alterações que os autores definem como mudança individual.

 

Líderes não se dão conta de que também terão que enfrentar uma avalanche de emoções e dinâmicas humanas. Para a organização aumentar sua produtividade, a qualidade, precisa de equipes, de um grupo de pessoas que reúna habilidades, talentos e conhecimentos. Com treinamento adequado, as equipes buscam as soluções mais coerentes aos problemas complexos e crônicos, tornando os processos eficazes e permanentes. Os sentimentos que estão à flor da pele nos programas de mudança são o medo e ansiedade.

 

Líderes bem preparados identificam o crescimento do medo e da ansiedade como indicadores de progresso e aprendem a reconhecer e a lidar com esse crescimento. Quando se lida com esse desafio do medo e da ansiedade, deve-se primeiro escutar atentamente o que é dito e como está sendo dito. Os líderes têm de escutar a música que existe por trás da letra, de forma sensível, levando em conta o medo natural que as pessoas possam estar experimentando.

 

Estudo realizado sobre a inteligência emocional em gestores sugere que pessoas com alto nível deste tipo de inteligência são capazes de ter relacionamentos mais profundos e constituir uma rede social mais segura, ajudar os outros de seu grupo, bem como desenvolver uma liderança onde se possa construir uma equipe coesa e uma comunicação mais efetiva com os outros e levar a cabo planos estratégicos empresariais com mais eficiência. Portanto, o bem-estar no trabalho parece associar-se às habilidades intelectuais e emocionais dos trabalhadores de serem empáticos, manterem-se automotivados e, especialmente, de estabelecerem e conservarem suas amizades(sociabilidade).


Referências Bibliográficas:

 

NASCIMENTO, e outros. As relações entre inteligência emocional e bem-estar no trabalho. BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES – METODISTA. Disponível em:<  http://lakh.unm.edu/handle/10229/5054.> Acesso 04/04/10

 

PEREIRA, Aline Soares e SCHMIDT, Alberto Souza. Análise da mudança organizacional de uma empresa fumageira segundo a percepção da liderança: um estudo de caso. Revista Gestão Industrial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Ponta Grossa - Paraná – Brasil, ISSN 1808-0448 / v. 04, n. 02: p. 34-47, 2008

 

(*) Graduada em Economia (Faculdade de Ciências Econômicas - UFBA), Mestre em Gerenciamento Ambiental no Processo Produtivo com Foco em Produção Mais Limpa (Escola Politécnica – UFBA), Assessora da Superintendência do SEBRAE Bahia e Professora das Faculdades IBES e Facsal.

Blog: http://isabelcassia.zip.net/



Escrito por Isabel Ribeiro às 06h39
[] [envie esta mensagem] []



 
 

ética, cidadania e liderança nas empresas

http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=thgovogpz

Classificação:

Dica para Leitura: ética, cidadania e liderança nas empresas



Categoria: Link
Escrito por Isabel Ribeiro às 06h37
[] [envie esta mensagem] []



Liderança e Resolução de Conflitos

Recomendo a leitura do Livro do Arbinger Institute Brasil- Resolvendo Conflitos – Editora Sextante -

 

O livro revela a essência do conflito humano, oferecendo uma solução original que vai além da simples mudança de comportamento. Nas palavras do filósofo e acadêmico Terry Warner, cujas idéias formam a base do conhecimento transformador do Arbinger Institute:

 

As pessoas podem mudar de maneira fundamental – em seus corações, não só em suas atitudes. (...) Por que, então, se podemos mudar, não o fazemos? Porque nos fechamos e nos mantemos atrelados à ansiedade, à desconfiança, ao ressentimento e ao ódio, se todos  possuímos o poder de fazer o contrário? (...) Por que evitamos fazer as mudanças benéficas de que cada um de nós é capaz?

 

As respostas a essas perguntas estão relacionadas a um tema antigo nas ciências humanas, o auto-engano: o fato de não termos consciência de como criamos os conflitos dos quais nos queixamos e por que – por mais absurdo que pareça – resistimos a solucioná-los. Descobrir a solução para o auto-engano significa descobrir a solução para a maioria dos conflitos humanos.

 

O Arbinger Institute apresenta uma resposta prática, clara e, ao mesmo tempo, profunda essa questão. É por isso que é possível tratar no mesmo livro da resolução de conflitos aparentemente díspares, tanto em famílias como em organizações, grupos e nações.

 

Para aqueles que já experimentaram essas idéias, a solução para o auto-engano revela algo inusitado: ao compreender como surgem os conflitos e como os alimentamos, encontramos alívio, esperança e alegria, nossos relacionamentos se renovam e, no trabalho, nos concentramos nos resultados positivos.

 

Resolvendo conflitos nos convida a reencontrar um espaço de clareza, força e tranqüilidade dentro de nós mesmos e de profunda conexão e harmonia com os demais. Seu conteúdo e suas histórias servem de referência para todos os que buscam soluções criativas e de aplicação prática para os problemas da vida cotidiana, tanto no nível individual e familiar quanto no profissional. Explorar esse material requer reflexão pessoal. Esse é um caminho que ninguém pode ou deve ser forçado a percorrer.



Escrito por Isabel Ribeiro às 06h35
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Liderança em alta performance

http://www.fdc.org.br

Classificação:

Entrevistado José Maria Gasalla Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM), certificado em estudos avançados no doutorado de Psicologia Social da Universidade Complutense de Madrid, Diretor do Programa Direção Estratégica de Pessoas e Negócios, do ESADE - (Escola de Negócios) - Madrid , Perito na Agência Nacional de Avaliação Científica e Acadêmica (ANECA), Professor na Universidade Autônoma de Madrid e Avaliador do Processo de Certificação de Coachs Profissionais e Executivos da Associação Espanhola de Coaching (AECOP).



Categoria: Link
Escrito por Isabel Ribeiro às 06h32
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]